Entenda qual a diferença entre tinta acrílica e látex
  • - Na hora de dar uma cara nova à casa, a pintura é sempre uma excelente ideia. Afinal, rapidamente é possível modificar de forma bem impactante um ambiente, criando uma sensação totalmente diferente para o cômodo.

As cores trazem vida nova à casa! Mas, para conseguir isso, é indispensável entender a diferença entre tinta acrílica e látex para escolher corretamente o tom de cada ambiente.

Dessa forma, conhecer as indicações para tinta acrílica e látex é super importante, pois assim você garante a escolha do material certo para o ambiente que irá pintar e também para o resultado que deseja.

Vai construir ou reformar e está um pouco perdido em relação a escolha das tintas? Leia este conteúdo completo e saiba tudo sobre o tema!

O que é a tinta acrílica?

A tinta acrílica, em geral, possui um valor cerca de 30% mais alto do que a látex – e isso está relacionado à sua qualidade, que costuma ser mais elevada. A diferença entre tinta acrílica e látex, que justifica esse valor superior, é a resina que está presente em maior quantidade na acrílica, o que acaba trazendo mais resistência e durabilidade à pintura.

Hoje, essa é a tinta mais comum no mercado, afinal, oferece uma série de vantagens como: 

  • - secagem mais rápida;
  • - solúvel em água; 
  • - alta impermeabilidade (podendo também ser usada em áreas externas). 

Como vimos, essa é uma tinta resistente, fácil de limpar e de cobertura eficiente já na primeira demão. Além disso, a tinta acrílica pode ser encontrada em versões fosca – apresentando um pouquinho de brilho – e brilhante.


O que é a tinta látex?

Essa tinta também pode ser chamada de látex PVA. Assim como a acrílica, ela também é solúvel em água e é fácil de limpar caso surjam respingos durante a pintura. Porém, por não contar com a resina acrílica, a diferença entre tinta acrílica e látex é que esta última não é tão resistente e impermeável, por isso seu uso não é recomendado para áreas externas.


Para a limpeza diária, a recomendação é usar apenas pano macio com água e sabão neutro. É importante evitar materiais mais rústicos e agressivos como as buchas, porque a látex é uma tinta porosa e esses itens podem deixar a aparência da pintura um pouco desgastada.

Outra característica dessa tinta é o seu rendimento elevado. Embora os números exatos variem de marca para marca, a média é de 200 a 350 m² por demão, com diluição em 50% de água. Para uma boa cobertura, contudo, é indicado aplicar entre 2 a 3 demãos de tinta.

Além desses pontos, a tinta látex ainda apresenta: 

  • - boa durabilidade; 
  • - resistência ao mofo;
  • - bom alastramento; 
  • - pouco odor e retenção de cor. 

Porém, ela apenas apresenta acabamento fosco, por isso a tinta látex não deve ser usada em cima de pinturas brilhantes, uma vez que o resultado será insatisfatório.


Afinal, qual a diferença entre tinta acrílica e látex?

Como você viu, a principal diferença entre tinta acrílica e látex está na composição. Enquanto a látex é feita apenas com acetato de polvinila, a acrílica possui na sua base uma resina acrílica. Isso a torna impermeável e, portanto, mais resistente, podendo ser usada também em áreas externas.

Além disso, a tinta acrílica é lavável e solúvel em água, enquanto a tinta látex só é solúvel em água, mas não é lavável (pode ser limpa com pano úmido). Outra diferença entre a tinta acrílica e látex está no acabamento. Uma vez que a tinta acrílica tem mais brilho, a látex se apresenta apenas na opção fosca.

com pano úmido). Outra diferença entre a tinta acrílica e látex está no acabamento. Uma vez que a tinta acrílica tem mais brilho, a látex se apresenta apenas na opção fosca.


Por todos esses pontos, o valor também é diferente. Afinal, a tinta acrílica possui um custo até 30% mais alto do que o da tinta látex, justamente por conta da sua composição mais resistente.

Na hora de escolher e comprar a tinta, é importante se atentar a alguns detalhes que podem fazer a diferença no resultado da pintura. Isso porque é possível encontrar em alguns estabelecimentos a tinta látex-PVA com possibilidade de aplicação em áreas internas e externas.

O que acontece nesse caso é que essas tintas possuem uma formulação diferente, com acréscimo de resinas acrílicas e vinílicas, que dão a elas mais resistência, permitindo o seu uso em áreas externas. Mas é sempre importante buscar por uma tinta que seja de um fabricante aprovado pela ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tinta).

Ou seja, se a tinta látex não tiver essa formulação especial, ela não deve ser usada em áreas externas. 

Por esses motivos é importante ficar atento à diferença entre tinta acrílica e látex e escolher aquela que é mais apropriada para o uso.


Quais os usos da tinta acrílica e da tinta látex?

Agora que você já viu a diferença entre tinta acrílica e látex ficou mais fácil entender seus usos e aplicações, não é mesmo? Vamos ver em detalhes como elas funcionam na prática:


Tinta Acrílica

Como você viu, a tinta acrílica conta na sua formulação com a resina acrílica, que a torna impermeável. Por isso, essa é uma opção válida tanto para a área interna como externa e também para as áreas molhadas da casa, como lavabos, banheiros e cozinha.


Para um resultado ainda melhor, é recomendado conferir o tipo de acabamento oferecido pela tinta. Ele pode ser: 


  • - fosco (menos resistente à limpeza, porém ressalta menos as imperfeições da parede); 
  • - acetinado (confere um toque mais fino à parede, com um brilho suave e é bem resistente à limpeza);  
  • - semibrilho (destaca um pouco mais as imperfeições da parede).

Tinta látex

Como a tinta látex não é impermeável, seu uso é indicado apenas para áreas internas – exceto no caso daquela tinta látex com composição diferenciada que citamos no tópico anterior.

Além das paredes de dentro de casa, você também poderá usá-la para pintar rodapés, corrimãos e objetos de decoração, como mesas, cadeiras e outros. Como o acabamento fosco é mais discreto, você conseguirá um aspecto aveludado às suas paredes, além de evitar o reflexo de luzes, o que deixa os ambientes internos mais bonitos e aconchegantes.


Quais outros tipos de tintas existem?

Embora as tintas acrílicas e látex sejam as mais usuais, elas não são as únicas opções. Veja outros tipos de tintas disponíveis.


Tinta esmalte

Essa é uma opção de tinta não solúvel em água e que, portanto, exige uma aplicação mais cuidadosa. Ela também é uma tinta com uma resistência muito maior – e por isso é mais usada para madeiras e metais, além de superfícies como portões e janelas.

É possível encontrar a tinta esmalte em versões foscas e brilhantes, mas não é recomendada para ser usada diretamente nas paredes porque, conforme seca, tende a criar bolhas que podem se desprender da superfície.

Tinta epóxi

A tinta epóxi é bastante versátil e pode ser encontrada em versões solventes ou solúveis em água. Porém, ela não é uma tinta usada em residências e sim, na indústria para pintar azulejos e metais. Essa é uma tinta extremamente resistente que pode ser usada em áreas de grande umidade. Porém, sua aplicação exige equipes especializadas, garantindo um acabamento perfeito.


Tinta especial para textura

Se a sua ideia é fazer uma textura diferenciada na parede, atenção. Afinal, hoje já existem tintas especiais para esse tipo de acabamento, que dispensam o uso da massa e tornam a aplicação mais simples (pode ser feita até por pessoas não especializadas).

Precisa de um pintor? Faça um orçamento gratuito conosco!

Fonte: Toca Obra


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *